quinta-feira, 10 de abril de 2014

GUSTAVO DA LUA EM ÁLBUM SOLO: "RadianteSuingaBrutoAmor"
Entrevista concedida on-line em novembro de 2013.


                       Foto de divulgação: Gustavo Da Lua. 


ENTREVISTA CONCEDIDA ANTES DOS SHOWS DA NAÇÃO ZUMBI NO LOLLAPALOOZA CHILE, ARGENTINA E BRASIL DE 2014: (GUSTAVO DA LUA).                                                  


Por Gustavo Torres
                                                                                           
 Em seu primeiro "voo solo" fora da Nação Zumbi (onde você está há mais de 10 anos) além de outros projetos,
 qual foi o primeiro sentimento que teve quando começou a produzir "RadianteSuingaBrutoAmor"?

GUSTAVO DA LUA- Já venho trabalhando no "Radiante..." há dois anos, meu maior sentimento foi a inspiração e o comprometimento com a música sem pressa, prazo, enfim, fiz do jeito que eu quis ! 


Em todo álbum você fala de amor, do sentimento das mulheres em geral, mas a primeira faixa, "A Rede", diz um pouco sobre o cotidiano dos pescadores. Você acha que o tradicionalismo de Recife, e do nordeste em geral, mudou muito nos dias atuais?


GUSTAVO DA LUA -   Continua sim o tradicionalismo. Brigaremos sempre por nossas tradições! Mesmo com esse jogo Coronelista de interesses corporativos e políticos.  A tradição é uma herança ancestral, cultural natural da nossa região, essa letra é uma lúdica história de um pescador, que vê tudo mudar ao seu redor pra pior, restando a ele apenas "A Rede" vazia nas mãos e histórias pra contar!
A biodiversidade está extinta nas grandes cidades e metrópoles por conta do urbanismo, infelizmente! 

A música "O Transeunte" do seu álbum, entrou na trilha sonora do filme de mesmo nome, dirigido por Eryk Rocha (filho de Glauber Rocha). Você acredita que a parceria com Fernando Catatau (compositor da trilha sonora do filme) renderá mais frutos?

GUSTAVO DA LUA - Catatau é um músico a quem tenho muita admiração. Na verdade ele é um cara singular pra mim. Quero sim fazer mais músicas com ele, naturalmente acontece! 


Capa do álbum solo de Gustavo Da Lua, "RadianteSuingaBrutoAmor", lançado em 2013.










A música "Dias Vividos" discute sobre existencialismo como na frase: "...dias vividos não voltam eu sei/e assumo o que sou/seu escravo e seu rei". Como você enxerga a vida acelerada de hoje das grandes cidades como São Paulo onde você mora?

GUSTAVO DA LUA - Cada cidade tem seu ritmo , enxergo isso de forma natural. “Dias Vividos” fala de Recife e Olinda, é uma homenagem que presto a minha terra Natal e aos meus antepassados!



Algum amigo próximo o incentivou a fazer seu álbum solo ou foi uma escolha naturalmente sua? Quais amigos ajudaram na produção de"RadianteSuingaBrutoAmor"?

GUSTAVO DA LUA - Componho há muito tempo, esse disco é fruto de  dois anos de trabalho, tive o aval e respeito  de vários amigos e do produtor Gabriel Melo. 



Alguma previsão de show do álbum no Rio de Janeiro?
GUSTAVO DA LUA - Gostaria sim de tocar no Rio, acho que em breve vai rolar uma oportunidade. Adoro o Rio, tenho vários amigos bons na cidade maravilhosa!   



A Nação Zumbi tem diversos projetos paralelos: Los Sebosos Postizos, Afrobombas, Maquinado, Combo X, Seu Jorge e Almaz e Zulumbi. Você acredita que essa liberdade artística que os integrantes se dão é necessária para que a banda volte com novas sonoridades?   
GUSTAVO DA LUA- Sim, é importante para o amadurecimento , oxigena as ideias , a visão e relação íntima e pessoal de cada um com o seu trabalho.
 


Vocês estão confirmados no Lollapalooza de 2014 no Chile, Argentina e no Brasil. Pode-se esperar uma volta definitiva da banda, após o festival?
GUSTAVO DA LUA -  O que sei é que tem três shows confirmados no ano que vem no Lollapalooza, não preciso falar mais nada, tudo acontece do jeito que tem que ser.



Vídeo: Gustavo da Lua - "A Gente Chega"




O músico disponibilizou o álbum com download gratuito no seu site oficial:

Link: http://gustavodalua.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário