Por Gustavo Torres.
Depois de três anos finalmente sai o tão aguardado novo álbum de Criolo. Intitulado "Convoque Seu Buda", o rapper paulista volta com a rima reforçada pelos casos recentes na história brasileira como desocupações de moradias e locais específicos de São Paulo muitas vezes usados por viciados em crack e que agora funcionam como prédios empresariais, algo citado na nova canção "Casa de Papelão": "Prédios vão se erguer/E o glamour vai colher/ Corpos na multidão". Com diversas participações dentre elas a da cantora Tulipa Ruiz, na irônica e divertida, "Cartão de Visita", onde destila uma debochada crítica à nova cara da fama brasileira, citando MC Lon (estrela do funk ostentação) e Thaissa (blogueira de moda teen), além do consumismo desenfreado da nova classe média brasileira: "O governo estimula e o consumo acontece/ Mamãe de todo mal a ignorância só cresce/ FGV me ajude nessa prece/ O salário mínimo com base no Dieese".
O primeiro single, a faixa-título "Convoque
Seu Buda" apresenta um inusitado fundo de música oriental fazendo sentido
posteriormente com a letra escrita pelo cantor como no trecho: "Convoque
seu buda/ Mandaram avisar que vão torrar o Centro",
num explícito recado de "salve-se quem puder" da população.
Essa é mais uma canção que fala de desocupações recentemente feitas pelo governo de São Paulo.
Nesse caso, a crítica na canção não fica somente para o governo, Criolo também critica
os falsos(as) ativistas como no trecho: "Uns cara que cola pra vê
se cata mina/ Umas mina que cola e atrapalha ativista", e o
mundinho de um apartamento: "Mudar o mundo do sofá da sala/Postar no Insta".
![]() |
| Capa de "Convoque Seu Buda" de Criolo |
Com a receita que deu certo em "Nó Na Orelha" (de 2011), o samba volta a aparecer na obra do artista com a faixa "Fermento Pra Massa", que fala sobre um dia de greve de ônibus em uma cidade, complicando a vida da população levando o ouvinte a uma reflexão sobre as diversas situações das pessoas narradas na canção : "Hoje vou comer pão murcho/ padeiro não foi trabalhar/ A cidade tá toda travada/ É greve de busão tô de papo pro ar".
Outra marca já registrada é o reggae, aqui ele aparece na canção "Pé de Breque" falando dos "vacilões" que insistem em deixar o seu "pé de breque" em quem tem humildade: "Eu sei o que você quer/ De longe a gente ganha o vacilão/ Sempre só de migué, repeite/ O ar gelou?/ É sem pressão!/ A tripa do macaco que derruba a sua tora!". Contestador em praticamente todas as letras, Criolo finca seu pé no rap nacional e na MPB (influência aprofundada neste disco como na ótima "Pegue Pra Ela"), sem esquecer do seu passado underground na forte pegada do rap, "Plano de Voo" com participação do rapper Neto, do grupo Síntese.
"Duas de Cinco", canção que integra o álbum e que antes fora lançada em formato digital para download, e que tinha até mesmo um videoclipe que tinha em sua continuação a faixa que acabou não entrando no álbum "Cóccix-ência", mas que também fora lançada em formato digital para download gratuito. O álbum é finalizado com a participação da cantora Juçara Marçal na canção "Fio de Prumo", que contém letra de "Padê Onâ", canção de Douglas Germano. Mais uma marca registrada nos trabalhos de Criolo é lembrada nessa faixa, cujo foco é a cultura africana.
![]() |
| Foto de divulgação do single "Convoque Seu Buda", disponível gratuitamente no site do artista |
A obra teve mãos importantes no cenário mundial como a mixagem de Mario Caldato Jr. (Marcelo D2, Nação Zumbi, Seu Jorge), participação do músico e produtor dos Beastie Boys, Money Mark, masterizado em Los Angeles por Robert Carranza (que já produziu Jack Johnson, Beck e The Mars Volta) e produzido mais uma vez por Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral. O lançamento do álbum físico mais uma vez sai no Brasil pelo selo Oloko Records. No exterior, "Convoque Seu Buda" é lançado simultaneamente na Europa pelo selo Sterns , e nos EUA, pelo selo Circular Moves.
Criolo já começa muito bem a divulgação de seu novo disco com excelentes recepções do público em São Paulo (shows feitos de 13 a 16 de novembro no Sesc Vila Mariana).
Os próximos shows do rapper serão: dia 21/11 na Fundição Progresso (Lapa, Rio de Janeiro), Belo Horizonte (22/11), em Porto Alegre (3 e 4/12), em Caxias do Sul (5/12), em Curitiba (6/12) e em Cuiabá (20/12).
Site oficial do músico: http://www.criolo.net/
Ouça o álbum completo:


Nenhum comentário:
Postar um comentário